Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SUGESTÕES DE LEITURA NA BIBLIOTECA

Este espaço, dentro do blog, está destinado a divulgar as sugestões feitas pelos usuários da biblioteca e tem como objetivo  compartilhar as preferências literárias dentro da comunidade escolar. 


Livro sugerido por Andreza do 8º ano B

FARIAS, Elson. Viajando com o boto no fundo do rio. Manaus: Valer, 2002.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFhezX5iFhcZuYxCgmz8mbuo3BHCLoz7FY137A0ANpvEsJBJSW5qYq1SjSdAK3PuGyOzi5jl8X7e1cKpm1re-_X_faduBGYjaBBvULjDfP-c5_10Ym3dz_SnY1wi9gh33VPiLhyphenhyphenpv50ZE/s1600/imagem_g.jpg

Um dos temas do folclore amazônico é retomado nesta história, que tem como protagonista Zezé e sua viagem pelo universo amazônico. O autor busca apresentar o boto de forma simples para o público infantil. É uma lenda ainda viva nos beiradões da Amazônia.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Samuel do 5º ano B


SAINT-EXUPÉRY,  Antoine de. O pequeno príncipe Rio de Janeiro: Agir, 2003.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg1TanqhiULaMUhnJLLYHJHM0T8A68NE744JP5MRbThHwSf_vfBie5VGLjc4i9A5OILusWNxazRdmEK7hLZsVsBRMzvCIeWVTr89xWGrzvjHqF_vz6dYaiKN1n6QaaeJOJa9UBDcj_nRs/s1600/01_opequenoprincipe.png

Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Esteban

ACOPIARA,  Moreira de. As aventuras de R. Crusoe: em cordel. São Paulo: Nova Alexandria, 2007.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3MTKWeAXvAqnc6u3gNxTdd8Pu7PwFEARyL9YVe3ttE6Ayx65zlNtEK3D9OxQYUNxxYBg7q-miaUAPP_ccb7paOSR98MZO2-7MWDlb83Wu1t067Ndwask0k0zlrMItTx0_uPT21OL9Nh0/s1600/1132104-250x250.png

O romance As aventuras de Robinson Crusoé ganha uma excelente adaptação para Coleção Clássicos em Cordel. O texto poético de Moreira de Acopiara é fiel à obra-prima do inglês Daniel Defoe, valorizando os lances mais surpreendentes desta aventura inesquecível.
--------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Guilherme do 5º ano B


PEREIRA, Maurício. Contos de assombração. São Paulo: Jujuba, 2010.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQj1wFQgPB2IbxxW-XVibGogY2rImaNg6M8XpZz5SqagTwQ9l9BbQbHp738FpIDVpqhyphenhyphenyruNrJ2a2mhx_iBWCkvceQqmQfk5K7ij6kWSv9Hm4WOP5jbvWzNKr54qGmHXDyyfR70NeIRjg/s1600/Causos-de-assombramento.jpg


Esta obra reúne contos de terror com cenário e sotaque brasileiros, o autor narra histórias como O Lobisomem, O Homem da Mala e Corpo-Seco, que em sua infância eram contadas por seu pai ou pelos amigos em frente a um fogão à lenha ou em pescarias.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Dalva do 8 ano A

CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote. Tradução e adaptação: Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikgQguPNNoiVtgLWy2oefmfmU_efkzsUEzcuDzfXfuxVT6kgH3eDpwTsA89b7GLwR913sgfIbQvpYuwFMHIh09bfr78-wkCxtCkeZCWsaLq0xbIuFcuPmrlNfuH6hlJahFNcu9SL6Hk0o/s1600/bigPhoto_0.jpg

A história mostra um ingênuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras escritas e decide tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens sucedem-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria; pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros em armas, damas em apuros, gigantes e monstros; até moinhos de vento na sua imaginação eram seres vivos. Combatendo as injustiças, o personagem enfrenta situações penosas e ridículas, mantendo, porém, uma figura nobre e patética. Ao final, Dom Quixote volta à razão, renuncia aos romances de cavalaria e morre como piedoso cristão.

--------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Samanta do 8º anoA

GAIMAN, Neil. Coraline. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiclALxv_xeieaAOEyHWPZY6w-1oI_KdYlIEk8PESbGPgvVtXj5cyR6NjSslQYTAJ2m1zSK9yE77PeOn6dJ7cAKSpptpF5PXOag-piBCcREKtYmfGHhTmdJ1I5GyhSaE60NzwIli57reAA/s1600/images.jpg

No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

-------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Guilherme do 5º ano B

HOFFMAN, Mary. Stravaganza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/253984/STRAVAGANZA_1343009822P.jpg
    
Em um lugar muito distante, nos tempos da Renascença, um homem tira a sorte: nas cartas, ele prevê que sua soberana está em perigo. O número 16 aparecia em todas as somas, e um caderno aparece ligando todos os sinais. Em outro plano, na Londres do século XXI, Lucien tem 16 anos e está com leucemia; para alegrar seu dia, seu pai o presenteia com um objeto muito semelhante… e mal sabe o garoto que, uma vez com ele, seus sonhos poderiam trazer uma nova realidade cheia de maravilhas, mistérios e intrigas nos quais ele terá um papel fundamental.
---------------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Esteban

EMEDIATO, Luiz Fernando. Eu vi mamãe nascer. São paulo: Geração editorial, 2009.


http://imagens.laselva.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=5279100


Este livro infantil, publicado em repetidas edições desde 1977, já encantou duas gerações que nele buscaram conforto quando se trata não só de enfrentar o tema da morte, mas também o de responder à eterna pergunta: para que serve a vida? Uma criança de oito anos narra suas reações diante da morte da mãe. O livro foi recomendado pela FAE e como tal tem sido adotado em numerosas escolas de primeiro grau, como leitura suplementar, em todo país.
---------------------------------------------------------------------------------------

 
Livro sugerido por Pablo do 5º ano B

LEE, Tony. Robin Hood. São Paulo: Edições SM, 2009.



http://imagens.travessa.com.br/livro/DT/a9/a9a7464d-0f3c-4dec-a90b-e53551d2f999.jpg
Ao tomar conhecimento da morte de seu pai, Robin de Loxley abandona o exército dos cruzados em Jerusalém para voltar a Nottingham, Inglaterra, onde nasceu. Ali, durante a ausência do rei Ricardo Coração de Leão, que também fora combater na Terra Santa, governa com mão de ferro o xerife Murdach. Porém Robin, escondido nas profundezas da floresta de Sherwood, logo organiza um exército para enfrentálo. Roubando dos ricos para dar aos pobres, encapuzado, de arco em punho, Robin se torna um fora da lei, com a cabeça posta a prêmio.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Livro sugerido por Alessandro  do 5º ano A

LIA, Neiva. Reis, Viajantes e Vampiros. Rio de janeiro: Edições Bertrand Brasil, 2008
.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTAJCJTck8reS2lLgOboiuBYK9PFXKYbIkZ-E546yYWBrNN6WLw&t=1

 Este livro de Lia Neiva conduz o leitor numa excursão guiada em que não apenas os protagonistas dos clássicos são apresentados, como, mais do que isso, devassados. Não apenas conta a história, mas também comenta suas fontes - a matéria bruta, seja de lendas ou de episódios

---------------------------------------------------------------------------------------
 Livro sugerido por Fernanda  do 5º ano B

CARROL, Lewis . Alice no país das maravilhas. São paulo: Edições Martin Claret Ltda, 2005.

http://drikamath.files.wordpress.com/2011/02/1075163_4.jpg


Este livro é uma das mais famosas obras-primas da literatura universal destinada ao público infantil. Alice no País das Maravilhas (1865) são fantasias oníricas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausência de sentido em sentenças gramaticalmente corretas, Lewis Carrol foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização. Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas.Esta edição apresenta as famosas ilustrações originais, criadas por John Tenniel.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Livro sugerido por Andreza 8º ano B.

LEGRAND. O que é o amor. Belo Horizonte: Soler Editora, 2007.
  





 

Uma coleção que busca agregar valores importantes na formação da criança, com temas que abordam a ética, o auto-controle, a sensibilidade e a prática de atitudes nos relacionamentos com as pessoas e com a vida. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro sugerido por Esteban.

BOJUNGA, Lygia. A casa da madrinha. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2009.
 


 




Este é o quarto livro da autora. É mais uma bela narrativa na qual, bem no estilo de Lygia, se permeia o realismo cotidiano e a fantasia. Seu enfoque é a dura realidade dos problemas de sobrevivência na cidade grande, mas dá espaço ao sonho e à esperança que devem acompanhar o ser humano para tornar-lhe a jornada mais fácil. Mais que um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira, este livro revela-se como uma bela metáfora do grande ideal que todo ser humano deve perseguir em sua luta pela vida. Ainda que transpareça o contexto de exploração do trabalho do menor, o que predomina é o lirismo, a fantasia e a confiança na capacidade de encontrar soluções criativas que transformem a dura realidade.

------------------------------------------------------------------------------------------------- 


Livro sugerido por Carlos do 4º ano C

ALVES-CALADO, Ivanir. A caverna dos titãs. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.




Narra as aventuras de Fred e de seu amigo Sumô em busca de explicações para os estranhos fenômenos que ambos vêm testemunhando: coisas estranhas começam a acontecer no ultramoderno shopping recém-inaugurado na cidade. Fred e Sumô, começam a desconfiar que só poderia ser obra de alguém de outro mundo e resolvem investigar. A história se passa em Morro Queimado em Niterói.  

Um comentário: