Translate

domingo, 30 de setembro de 2012

PROJETO "TEATRO NA ESCOLA"

No dia 27 de setembro, foi realizado no auditório da Esc. Mul. Sabá Raposo a culminância do “Projeto Teatro na Escola”. A Escola Mul. Engº João Braga se fez presente com a apresentação da obra teatral "Se encontrar-se". Confira a ficha técnica e as fotos.



PEÇA TEATRAL DO 5º ANO B  

“SE ENCONTRAR-SE”

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Professor Pedro Santos de Almeida Pinheiro.

Contrarregras (05): Camily Santos dosNascimento, Gabriel da Silva Torres, Jeisianny Regina da Silva Eufrázio. Paulo Costa do Vale, Sarah Yasmim de Moraes Gonçalves.

Autores (08): Aline Gonçalves Ferreira, Brenda Maria Duarte Marques, Camily Santos dos Nascimento, Damaris Alves Nogueira, Ester Vitória Moreira de Freitas, Guilherme Sérgio Lopes da Silva, Jonas Victor Barreto de Souza e Jeisianny Regina da Silva Eufrázio.

Pesquisa Sonora (01): Ester Vitória Moreira de Freitas (compositora da canção do Paraiso)

Cenário (01): Gabrielle Lima Queiroz
Figurinos (04): Gabrielle Lima Queiroz, Lais Silva Lima,Samuel Pimentel da Costa e Thais Lorena Silva dos Santos,
Personagens:
            01. Narrador, 02. Dona Milena (mãe), 03. Seu Márcio (pai), 04. Luíza (protagonista boa), 05. Bia (amiga do bem), 06. Maria (protagonista má), 07. Maria (menina espelho), 08. pai  (de Maria espelho), 09. mãe (de Maria espelho), 10. Índio Morubixaba, 11. formiga, 12. papagaio, 13. macaco, 14. borboleta, 15. pantera, 16. Arara 17. gavião

Elenco:
01. Thais Lorena Silva dos Santos em Narradora
02. Emanuelly Moreira Ferreira em Dona Milena (mãe de Luiza),
03.  Jonas Victor Montanha Silva em Seu Márcio (pai de Luiza),
04. Gabrielle Lima Queiroz em Luíza (personagem protagonista do bem),
05. Damaris Alves Nogueira em Bia (amiga do bem),
06. Jéssica Oliveira Santos em Maria (personagem protagonista vilã),
07. Jaqueline Oliveira Santos em Maria (menina espelho),
08. Jonas Victor Montanha Silva em pai(de Maria espelho),
09. Brenda Maria Duarte Marques em mãe (de Maria espelho),
10. Ronald da Silva Andrade em Índio Morubixaba,
11. Esther Vitória Moreira de Freitas em Formiga da floresta,
12. Rayssa Emily Ferreira de Sousa em Papagaio,
13. Guilherme Sérgio Lopes da Silva em macaco,
14. Lais Silva Lima em Borboletinha,
15. MeirianThaysianny dos Santos Conegundes em pantera,
16. Aline Gonçalves Ferreira em Arara,
17. Karen Cristina Gomes da Silva em Gavião real.
1ª CENA

* Na sala de jantar, antes de ir pra escola, a família tomando café.

NARRADOR – Amanhece o dia, e como qualquer outra casa, aqui está a família de seu Márcio com Dona Milena a qual está parecendo normal demais pra ser verdade.

DONA MILENA - Rápido com esse café Luíza, além de acordar tarde, você está atrasada pra aula,     lembrando que hoje é dia de prova.
LUÍZA – Tá bom mamãe, já vou indo, a sua benção!
DONA MILENA – Deus te abençoe minha filha, juízo hem? Olha, depois da escola venha direto pra casa, nada de ficar por aí perambulando...Juízo!
SEU MÁRCIO – É verdade...
LUIZA -A sua benção papai.
SEU MÁRCIO – Deus te abençoe! Você ouviu o que sua mãe disse, né!?
DONA MILENA – Vá com Deus filha filha...

2ª CENA

*No palco, Luíza encontra a companhia de sua colega de aula Bia.

BIA – Poxa amiga, eu pensei que era só eu que estava atrasada pra aula. Ainda bem que tem você pra me fazer companhia na hora de entrar em sala.
LUIZA – PoiséBia e logo hoje que é dia de prova.

*Nisso aparece em cena Maria, cujo foco é fazer com que Luíza falte aula.

MARIA – Luíza, vamos lá em casa minha amiga, eu comprei um DVD, desse tipo pirata...
LUIZA – pirata...
MARIA – É tipo pirata...pirata...tipo pirata, mas que importa? O importante que o filme que gente vai assistir é dez!!!
LUIZA – Não posso, hoje nós temos prova, e mesmo que meus pais não iam gostar de nada disso!
MARIA – Vocês não sabem que a prova foi adiada? Vamos Luiza, seus pais não vão saber que você matou aula.
BIA – Epa! Epa! Epa! Então espera que eu vou lá na escola ver se realmente a prova foi adiada Luíza.
MARIA – Você está me tirando Bia? E você Luíza? Vocês estão desconfiando de mim, a melhor amiga de vocês duas? Bia você está é com ciumes de mim com a Luiza? Fala sério hem???
LUIZA – Calma amigas,  vamos manter a paz entre nós? Maria, tudo que eu quero e é um direito meu, pelo menos saber a verdade.
MARIA – Está bem! Então vai Bia, já que você está duvidando da minha palavra? Só que você só vai dar viagem perdida!
BIA – Bom Luíza, você pode até ficar aqui com a Maria, mas eu vou indo...e você mesmo sabe quem é a Maria. Ah, quem avisa amigo é!
LUIZA – Bia minha amiga!
MARIA – Deixa ela ir Luíza, você está comigo e quem está comigo está com Deus!
LUIZA – Eu não sei não Maria, eu nunca fiz isso. Você mesma sabe que eu sou uma menina obediente aos meus pais. Nunca gostei dessa de ficar matando aula e sempre prezei por meus trabalhos escolares e notas acima de 8,0.

MARIA – (Abraçando Luíza persuadindo-a) Esquece isso amiga, vamos é aproveitar pra tomar um bom sorvete, passear na casa de algumas amigas minhas que está sós em casa, porque os pais saíram pra trabalhar, e depois assistir um filmaço lá em casa.
LUIZA – Meu Deus é melhor eu não ir contigo não, porque se eu for, eu vou desrespeitar meus pais e depois vão acabar descobrindo e quando isso acontecer eu vou acabar pegando uns bolos...e o pior, vou perder a confiança deles. Meus pais ainda são do tipo daqueles que usa palmatórias e corrige os filhos.
MARIA – Para Luíza, a gente já está é conversando demais. Agora querendo ou não (pega Luíza pelo braço) você vai ter que ir comigo, se não minha amiga, aí é que seus pais vão saber mais rápido. Lembra que eu tenho o número do telefone deles? Poisé, posso muito bem ligar pra eles, fingir que sou uma funcionária da escola, e dizer que você não apareceu pra aula. Então, e aí???
LUIZA – Maria, eu nunca imaginei que você fosse assim. Eu deveria ter ouvido a Bia. Bom, eu vou com você, mas com uma condição: eu não quero confusão pro meu lado, eu não gosto disso.
MARIA – Mas logo passear, deixa de ser careta... esse negócio de obedecer, obedecer, obedecer já está fora de moda.
LUIZA – Tá bom, Maria, só que eu não quero ser mais uma dessas que nem ….
MARIA – Parou, parou, parou...assim você vai acabar estragando nossa amizade. Vamos é que é tomar um sorvete ali na Glacial, dá uma voltinha no shopping Manauara porque ninguém é de ferro, e depois conhecer umas novas amigas kkkkkkkk
           

3ª CENA (ATO PRINCIPAL)

*Maria e Luíza simulam estarem surpresa com o paraiso (floresta Amazônica)

NARRADOR – Naquela manhã Maria conduziu Luíza por vários lugares, até que calculando o horário da saída na escola, resolveu adiantar a viagem, levando esta por um lugar totalmente desconhecido.
                              Nesse lugar, encontraram um portal a qual as levou a uma mata fechada, que na verdade era o próprio paraíso.

MARIA – Meu Deus o que está acontecendo?
LUIZA – Que lugar é esse Maria que você meteu a gente?
MARIA – Eu não sei, só sei que agora estou com medo....
LUIZA – É parecido com a Floresta Amazônica....eu vi nos livros....
MARIA – Tem alguém aí?
LUIZA – Tem alguém aí?
FORMIGA(entrando dançando|) – Sim, tem eu a formiguinha da floresta.
LUIZA – Estou com medo, vamos correr Maria!
FORMIGA– Não fiquem com medo de mim...eu não faço mal pra ninguém não!
LUIZA – Desculpe, mas nosso mundo é diferente. Estou com medo.


*Entra o papagaio a qual olhando para a duas meninas....

FORMIGA -Olá  papagaio nós temos visitas
PAPAGAIO – Poisé formiguinha faz tempo que a gente não tem tidos visitas de seres do mundo lá de fora aqui no nosso Paraíso.
LUIZA – Socorro Maria, esse animal vai me comer!
MARIA – Estamos frita Luíza, que mundo é esse que os animais falam como se fosse gente!
FORMIGA – Relaxem, nós não somos o que vocês estão pensando...

*Entra o Macaco

MACACO– É verdade, inclusive, falam que somos animais perigosos e que fazemos mal aos homens, isso é uma baita da mentira, nós ajudamos é a equilibrar o ecossistema.
LUIZA – Maria olha onde você foi meter a gente....
FORMIGA – Não fique com medo, vocês estão no paraíso, ninguém vem pra cá por acaso. Vocês homens precisam ser civilizados como nós animais.

*Sob um som de grito tribal, surge um índio que lentamente se dirige às duas meninas a qual as averiguando, faz aceno para a borboletinha fazer o mesmo.

BORBOLETINHA(dançando em circulo)– Humanos entre nós!
PANTERA (rugindo e cheirando as duas meninas)– Calma, calma, vamos ouvir Morubixaba!
LUÍZA – Maria, o que está acontecendo?
MARIA – Me perdoa Luíza, aconteça o que acontecer me perdoa!Não, por favor, não façam nada de mal com a gente, eu explico!
ARARA(entrando cantando) – Aha, não somos nós que fazemos o mal, é vocês que desde a sua idade já tramam maldadesaté com seus pares... os  homens precisam aprender conosco o que é ser civilizado!
TODOS OS ANIMAIS – É verdade! É verdade....
MORUBIXABA – Ordem!
MARIA (explicando-se) – Não, por favor, a culpada disso tudo fui eu, a minha amiga Luíza não tem nada a ver com tudo isso não. Fui quem a conduziu para o mal caminho (os animais se assustam) /...fiz ela não ir pra escola (novo susto) /...A tentei a desobedecer seus pais (susto novamente) / ...a induzi a mentir pra seus pais... (ficam nervosos) / a prejudiquei por não fazer a prova que tinha para fazer hoje!(Nisso o macaco desmaia)
FORMIGUINHA (socorrendo o macaco) –Chega, chega, chega! Nós não suportamos ouvir tanta coisa ruim. Isso nos causa muita angustia. Tanto sofrimento!
(levantam o macaco)
GAVIÃO(entrando cantando com sua típica voz)– Vocês ouviram isso? Essas duas meninas precisam aprender uma nova lição de vida!
TODOS OS ANIMAIS JUNTOS – É verdade? É verdade, é verdade.....
FORMIGA (dirigindo-se pra todos) – Será que é isso que as crianças estão aprendendo com a internet? Com os jogos de videogames? Com os lixos musicais como funck, forró, músicas de novela? Me respondam meus irmãos aqui do paraíso – é correto desobedecer os pais? É certo matar aula? É direito mentir pra pai, pra mãe, pra amigos, pra todo mundo.

TODOS OS ANIMAIS JUNTOS – Não, isso está errado!
PAPAGAIO (tomando a palavra e pondo-se ao centro) – O mal não pode prevalecer aqui no paraíso! Essa adolescente humana precisa se encontrar consigo mesma!
TODOS OS ANIMAIS JUNTOS – É verdade! É verdade, é verdade....
MORUBIXABA -Ordem!
TODOS OS ANIMAIS JUNTOS– Sim Senhor!

*Nisso, faz-se um silêncio e Maria, a nossa vilã, começachorar enquanto os animais juntos com Luíza saem lentamente. Enquanto ao mesmo tempo entra no palco uma menina idêntica Maria a qual logo é percebida .

MARIA – Moça, quem é você? Você sou eu não é? Por que você não fala comigo? Você sou eu não é? Ou sou eu que é você? Meu Deus não estou entendendo mais nada....isso só pode ser uma visão! (pausa) Não, não, não...isso aqui não é real, é apenas um sonho e depois vou acordar! (se belisca)

            *A outra Maria simula não escutar nada. Pega um dos livros que se encontram espalhado no palco e começa ler concentradamente.

MARIA – Meu Deus, essa menina sou eu! Mas eu não sou assim, meu comportamento é totalmente outro! Será que eu posso ser uma pessoa de bom caráter? Meu Deus...eu queria ser assim...mas não consigo.

            * Entra os pais dessa outra menina que correndo pede a benção deles os beijando e abraçando. Em seguida deixam o palco, enquanto a nossa Maria reflete.

MARIA (pensativa) – Bem que eu poderia ser assim Esperem! Eu sou assim sim? Aquela menina sou eu? (começa a chorar com lágrimas)
LUÍZA (entrando para socorrer Maria)– Maria... não chores minha amiga! Eu também fui errada!
MARIA – Não Luíza, você e Bia sempre foram legal...você é um exemplo de aluna!
LUÍZA – Não mana, eu não sou toda essa santinha que você pensa! Quantas vezes eu sabendo as operações de divisão e de geometria fui egoísta e não ajudei a você e nem outros colegas. Quantas vezes sabendo que entendia o assunto, dentro de mim, me usava isso pra me achar a tal só pra me aparecer mais inteligente que os outros. Eu errei Maria! Eu deveria ter te orientado pro bem... eu sabendo o certo eu não te ajudei! Me perdoa Maria...(chorando, as duas se abraçam).

             *Enquanto Luiza fala, entra a formiga a qual pegando um violão começa a cantar uma canção acompanhada por todos os animais que em seguida entram de novo em cena.

 D Gm D
Aqui no nosso paraíso – Todos tem que se encontrar
D                                           Bm                 A
 Todo o mal do coração – Temos sim que retirar
Em                    G                Bm                       A                          Bm
As pessoas têm muito a aprender com os animais! / pra viver em paz
 Em                       G                  A         D
Para se encontrar / Todo homem precisa amar!

MORUBIXABA(sob um fundo musical feito pela formiguinha com o seu violã)
A floresta escuta, a floresta sente, a floresta chora...
                                Filho de índio não apanha porque filho de índio não erra
                                Filho de índio não erra porque se espelha nos seus pais
                                Seus pais não erram porque na aldeia não se ensina com palavras
                        Se ensina com a própria vida...
                                As escolas precisam aprender com o paraíso.

MACACO – As pessoas precisam ser simples como os passarinhos...
PANTERA – Os estudantes precisam ser prudentes como as cobras....
ARARA – Os homens deveriam se vestir como as flores dos campos
MORUBIXABA – Eia! Fizemos a nossa missão por hoje!
TODOS OS ANIMAIS JUNTOS – Eia! Eia! Eia(Nisso cada animal faz a sua voz característica deixando o palco).
MARIA (levantando-se e enxugando o rosto das lágrimas|) – Luíza, eu não sei o que te dizer amiga...
LUIZA – Psiu! Não diga nada Maria, só sei que tanto eu quanto você crescemos muito hoje. Com certeza quando a gente voltar pra nossa escola já não seremos mais as mesmas.

4ª CENA (última)


NARRADOR – Amanhece o dia logo depois do café na casa de seu Márcio com dona Milena, a sua filha Luíza, a nossa personagem protagonista, sai para escola como qualqueroutra criança ou adolescente.

LUIZA – Espera aí? Eu não sonhei com essa cena esta noite? Meu Deus... eu sonhei com isso! Ah não....eu não acredito! Eu sonhei...eu lembro que eu e papai e mamãe tomávamos café exatamente assim como aconteceu! Não é possível?
                  Eu sonhei? Então tudo o que aconteceu foi um sonho?             eu lembro que depois do café eu saí pra escola e....
BIA (entrando feliz indo na direção de Luiza)– Poxa amiga, eu pensei que era só eu que estava atrasada pra aula. Ainda bem que tem você pra me fazer companhia na hora de entrar em sala.
LUIZA – Não...de novo não! Isso não é mais sonho....N Ã ÃÃÃÃÃ O !!!!!!!!!!!!

FIM



















 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário